As Islas Palomino foi um dos primeiros passeios bem turísticos que fiz logo que vim morar em Lima. Para quem não sabe, ou não vê devido a neblina, há 4 ilhotas no horizonte do mar limenho que são chamadas Islas Palomino. Sim, eu fui até lá e, se você tem mais tempo pra explorar a cidade e é amante de um programa meio diferente, este post é pra você! 😉
Fui passear em Callao em um lindo sábado de sol em pleno setembro invernal e, vendo a banquinha, animei e ali mesmo demos uma entrada e garantimos a saída para o outro dia. No domingo de manhã, lá estava eu, cansada, com preguiça, frio em um dia nublado e pensando que não havia no mundo programa de índio pior. Pensei em perder o dinheiro e deixar pra lá, mas já tinha marcado com amigos e não teve jeito, antes que eu conseguisse desistir, eles já estavam batendo na minha porta as 7:30 da manhã.
Chegamos no porto de embarque e tudo ocorreu de forma muito correta e organizada. Mostramos nosso comprovante e fomos direcionado a um barquinho de madeira a motor. “To frita”pensei, mas, diante do meu olhar fulminante e antes que eu pudesse (mais uma vez) desistir, este barquinho nos levava ao barco do passeio, ancorado mais mar adentro.
Já instalados no novo barco, com local confortável para todos do pequeno grupo, a equipe deu as instruções de segurança e partimos. O passeio tem um início tranquilo, com um guia contando um pouco sobre a história marítima da cidade e explicando sobre as ilhas. No meio do passeio, o barco começa a ter mais movimento, com um mar um pouco mais agitado, mas devo confessar que o marinheiro era muito bom e levava o barco com segurança e tranquilidade, fazendo com que meu medos fossem minimizados.
No total, passamos por 4 ilhas. A Isla de San Lorenzo, a maior e com grande história de guerras e piratarias, onde hoje é zona naval e proibido o desembarque. A Isla El Frotón, pequena ilhota ao lado da San Lorenzo que serviu durante anos como prisão peruana. A Isla Cabinzas, um conjunto de pequenas ilhosas rochosas que servem de refugio natural para aves marinhas como pelicanos, gaivotas, entre outras. Por fim, o ponto alto do passeio, a Isla Palomino, habitat de mais de 5000 leões marinhos.
Para ser sincera, eu curto fazer estes passeios para conhecer, sou daquelas que quero ver de tudo, mas acho um programa muito bacana não. Primeiro que os animais são gigantes, pesados e apesar daquela cara de preguiçosos, podem ser muito ágeis no mar. Digo logo que tenho medo de algum ataque (ok, tenho medo até de passar a mão em cabritos em fazendinhas, confesso). Nem preciso dizer que eu não entrei naquela água gelada para ter a experiência. Bom, olhando por outros olhos, meu marido é um apaixonada por mar, bicho, natureza, Animal Channel, Globo Rural e afins, então achou tudo mega divertido. Vestiu feliz a roupa, tomou uns goles de whisky que algum outro turista ofereceu (pra esquentar!) e mergulhou achando a coisa mais divertida. É, tem gosto pra tudo. 😉
Outro ponto desconhecido por mim até aquele momento: os leões marinhos fedem MUITO, mas muito mesmo. Quando o barco já se aproxima da ilha, a equipe começa a distribuir algodão com alfazema para cheirarmos para aliviar a aproximação, pra vocês terem uma idéia. Morrer com o fedor ninguém vai, mas é um tanto asqueroso, não?
Bom, o retorno é em mar tranquilo e, como beira o meio dia, normalmente já está mais quente e muitas vezes (como foi nosso caso) céu azul e sol.
Não colocaria o passeio às Islas Palomino no meu top 10 passeios em Lima, mas tudo depende do quanto você gosta de mar (e barco!), a idade dos seus filhos (acho que adolescentes devem curtir muito mais) e de aventuras deste tipo.
Dicas importantes para quem vai fazer o passeio às Islas Palomino
1) Ir com roupa de esporte e tênis
2) No verão, casaco tipo corta-vento, boné e protetor solar
3) No inverno, casado pesado, gorro e luvas
4) Levar roupa de banho e toalha
5) Não tomar um café da manhã completo. Coma coisas leves e leve biscoitos ou frutas para comer durante o passeio. Leve bebidas também. Apesar deles oferecerem, é sempre bom ter.
Sobre Empresa Eco Cruceros.
A empresa Eco Cruceros é ótima. Gostei do marinheiro, do serviço atencioso da equipe durante o passeio. Me senti segura e bem assessorada. A Eco Cruceros realiza este passeio há anos e você pode agendar o passeio na banquinha que eles tem no porto, como eu fiz, ou antecipadamente por email ou telefone. A Eco Cruceros também tem uma agência em Miraflores para quem quer tudo bem certinho.
Eco Cruceros
Av. Arequipa Nro. 4960
Tel:(511) 2268530
E-mail: informes@ecocruceros.com
Obs: Por anos, evitei este post pra não expor minhas fotos. Ahahahaha Olha que amor tenho pelos meus leitores, acima do meu amor próprio…
Obs2: Clique na foto para vê-la maior.
2 Comments
Lin
12/01/2019 at 06:49Qual valor do passeio?
Manu Tessinari
27/02/2019 at 17:39Oi Lin!
49 dolares adulto e 39 dolares criança. Ainda tem uma taxa da marinha de 11 soles.