12 In Cup of Feelings

Coração de expatriado e seus furacões…

caminhão de mudança

caminhão de mudança

Eu andei sumida daqui, mas a vida de expatriada tem seus furacões. De tempos em tempos, ele chega tirando tudo do lugar, levando caos à sua casa e destruindo um bocado de coisa. Depois de quase oito anos de calmaria, já estava meio que esperando a sua chegada. E, em outubro, ele veio.

Meu marido recebeu o comunicado de transferência de país. Hora de levantar o acampamento. Hora de uma nova mudança. Só que desta vez foi diferente. Muito diferente. Foram oito anos. Foram 3 filhas. Foi um blog de sucesso que é meu trabalho e paixão.

E, durante todos estes meses de silêncio, o que fiz foi arrumar a casa. Todas as casas (e corações) que habitamos e preenchemos ao longo do tempo que vivemos. Foi tempo de entender os sentimentos, de despedidas, choros, risos, bate-papos, reuniões de trabalho, planejamento de estratégias, pesquisas, de caixas, de arrumações, de busca. Tempo de amor e dor, como tem que ser.

Para cada pessoa que eu falava da mudança impreterivelmente vinha a pergunta: e o blog? No inicio, eu dizia o que sabia: não sei. Deixei as coisas acalmarem na minha mente e coração para saber o que deveria (e poderia) ser feito. Parar o blog era não só parar parte importante de mim, era parar algo que era importante para muitas pessoas.

E a resposta, ao final, veio justamente dos meus leitores, da comunidade do Cup. Nesses últimos meses, eu entendi que o blog tem um papel super importante na vida de milhares de pessoas. Sim, milhares. Porque são 10 a 15 mil pessoas que mensalmente entram no meu blog em busca de informações sobre uma Lima que ninguém conta. São pessoas que encontraram aqui apoio, abrigo, atenção e informação. Nesses últimos meses aprendi a aceitar que sim sou ouvida e que faço um trabalho mais importante do que eu poderia imaginar.

Então o blog continua? Sim, continua. Continua porque tenho ainda muito o que dizer. Porque oito anos morando no país me faz muito mais especialista que a maioria das pessoas que se diz especialistas por passar 15 dias aqui. Continuo porque posso falar de Lima com detalhes e nuances que pouca gente consegue. Porque o Peru é tão rico que ainda tem muito mais a descobrir.

A novidade é que agora não conto esta história sozinha. Agora tenho um grupo de colaboradoras que darão novo olhar, novo coração, novo gás ao blog. Cada uma com sua história, sua personalidade, sua sensibilidade. Elas me ajudarão a levar um blog ainda mais atual, mais completo pra vocês. E vão me ajudar a ter tempo para os novos projetos que estão chegando. É isto.
E, se o ano só começa depois do Carnaval, que comece 2019!

equipe Cup of Things

Eu com a nova equipe do Cup: Fran, Tati, Elaine, Tuti e Ste.

Beijos desde Bogotá.
Manu

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply
    Miriam
    11/03/2019 at 19:50

    Nossa, Manu!
    Conheci o blog em 2016, quando tava me preparando pro intercâmbio em Lima.
    Acabou que me enamorei de um peruano e volto esse ano, pra morar.
    Sempre tive o Cup (e os encontrinhos) como referência, o primeiro lugar para o qual eu correria ao chegar para começar a criar meus laços.
    Meu coração aperta de saber que não vou te conhecer pessoalmente, mas vida de expatriado é isso… as vezes chega a hora de voar pra outro ninho. E fico feliz de saber que o Cup segue.
    Deixo aqui minha admiração e desejos de que esse novo capítulo da sua história seja incrível!

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/03/2019 at 12:28

      Miriam querida, que lindas palavras!

      Lima tem o poder de chegar de mansinho na vida da gente e nos transformar. Foi assim comigo e foi assim contigo. Espero que sua vida na cidade tenha mais alegrias que tristezas, mais aventuras e que você olhe tudo com um olhar empático e de quem quer ser feliz. Quanto aos encontrinhos, eles continuarão e eu, daqui, cuidando de tudo. Quanto a me conhecer, não tenha tanta certeza! Eu estarei no Café de abril e a cada tempo estarei voltando sim a Lima! O encontro é certo.;-)
      Boa sorte e tudo de bom na sua nova vida.

      Para qualquer coisa, estamos aqui.

      beijos,
      Manu

  • Reply
    Ju Soares
    11/03/2019 at 18:02

    Manu,
    só consegui ler o texto agora. Não… na verdade só tive coragem de ler agora, pois sabia que me emocionaria muito! E estava certa.
    Amiga querida, você faz muita falta em Lima, faz falta no meu dia a dia, e das minhas filhas! Mas saber que poderemos continuar tendo um pouco de você ainda aqui no Blog é bom demais!
    Sua visão da cidade e do Peru como um todo é incrível, e com certeza ainda tem muito conteúdo para ajudar esses milhares de leitores.
    Você, sem dúvida nenhuma, foi uma das responsáveis por minha adaptação em Lima ter sido tão rápida e sólida. Serei eternamente grata por isso!
    Amo você, sua família linda, e seu blog!
    Desejo todo o sucesso do mundo pra essa nova equipe que com certeza vai arrasar!
    Beijos com muita saudade,
    Ju.

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/03/2019 at 12:24

      É muito bom quando leitoras viram amigas e você, desde do primeira olhada, sabia que seria amiga pra sempre. Obrigada pelas lindas palavras. Todo o amor é reciproco.

      beijos cheios de saudade!
      Manu

  • Reply
    LEONARDO DE ALBUQUERQUE MOREIRA
    11/03/2019 at 11:35

    Tudo de bom para você nessa nova etapa aí em Bogotá.
    Espero que você goste daí.
    ( Eu particularmente gosta tanto de Lima como de Bogotá, mas eu só fui como turista, aí não é a mesma coisa, né?)

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/03/2019 at 12:35

      Obrigada! Não é a mesma coisa, mas dá pra se ter uma ideia da “vive” local, né? 😉 As duas são bem diferentes entre si, mas são cidades bem legais. Quem sabe um dia não animo de escrever sobre Colombia também? kkkkk

  • Reply
    Riccardo g Piva
    10/03/2019 at 10:03

    Bom dia, seu blog foi muito útil na visita ao centro de LIMA , espero que esta mudança traga novidades um novo blog ? Um abraço e felicidades .

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/03/2019 at 18:42

      Oi Ricardo, tudo bem?

      Que bom escutar isto!! É o que sempre mais quero: que nossas dicas sejam úteis e ajudem a ter uma melhor experiencia no Peru. O blog continua e vamos trabalhar pra que sua vontade de voltar ao Peru para conhecer mais coisas cresça. 😉
      Quanto a um novo blog, sobre Colombia, tem gente pedindo, comentando, mas por enquanto quero atender bem quem me procura. Não sei se vai rolar não… hahahahahaha

      abraços e obrigada pelos desejos de felicidade!
      Manu

  • Reply
    Carmen Cunha
    07/03/2019 at 19:22

    Triste com a Notícia da mudança, amo Lima e vcs me mantinham ligadas à cidade depois de voltar para o Brasil. Morei 2 anos nessa cidade,amei tudo nela.Apos retorno em 2011, só pensava em voltar. A vida andou meu casamento acabou , me aposentei mudei de estado por querer outros ares.No entanto estou sempre pesquisando algumas coisas na cidade de Lima. Trabalho ,Moradia,Possibilidades de ter uma franquia,enfim Viver pra sempre nesse País Nessa cidade que nos acolheu de braços abertos. Pra você desejo que sua estada no seu novo lar seja tão proveitosa qto em Lima.Sucesso e Obrigada !

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/03/2019 at 18:39

      Oi Carmem!

      Não fica triste não! Sempre fui meio cigana então sabia que um dia eu me mudaria de Lima tb… Mas o blog continua! E eu vou continuar indo a Lima também e, com a nova equipe, queremos que o blog seja mais dinâmico, com mais informação, mais novidades. Você vai continuar recebendo noticias de Lima e quem sabe não volta? 😉

      Obrigada por nos acompanhar, obrigada pelas desejos de felicidade e não me abandone!!

      Beijos,
      Manu

  • Reply
    Renata Burlamaqui
    07/03/2019 at 18:24

    Lindo texto, Manu!!! Parabéns pela iniciativa do blog e por sua continuidade, que foi e é tão importante para mim e tantas outras pessoas! 😘😘 Renata Burlamaqui

  • Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.