Que nós aqui do Cup somos amantes da culinária peruana vocês já sabem, né!? Na real, acho que não tem como vir pra cá, e muito menos viver aqui e não se apaixonar pela comida local e pelo ‘amor’ que eles têm à ela (já falamos um pouco desse ‘amor’ aqui).
Obviamente que nos vários restaurantes peruanos que estão entre os melhores do mundo, os pratos são mais requintados, afinal ninguém vai pagar caro pra comer exatamente o que come em casa. Mas aquele carinho de comida caseira, de prato cheio e barriga feliz não faz parte dessa classe de gastronomia. Deixa eu explicar isso direito: não, eu não sou daquelas que acha que “restaurante chique” faz você sair com fome, pelo contrário, pela quantidade de pratos e entradas muitas vezes comemos até demais! Mas eu sou super adepta do PF, confesso! Adoro fazer um único prato com tudo o que vou comer, essa simplicidade me deixa feliz.
Tendo dito isso, apresento à vocês os 5 pratos típicos peruanos que mais aquecem meu coração e meu estômago e que, lógico, são inimigos da minha dieta.
- Cebiche: Peixe branco, cebola roxa, suco de limão, pimenta (diferentes tipos de ajís), choclo (milho peruano) e camote (batata doce peruana). Essa receita básica é a que eu mais gosto, e ainda é super amiga da dieta \o/. O peixe é cru, ele ‘cozinha’ no suco de limão, e é um prato leve e super saudável. Suas variações mais comuns são com coentro (como no da foto), e podem levar também camarões, lula, vieiras, polvo ou moluscos. Mas o melhor pra mim é o de peixe mesmo. A excessão? O cebiche caliente do restaurante Central, o tempero é diferente e o peixe e o camarão cozidos, afinal ele vai no fogo. Recomendo de olhos fechados!
- Lomo Saltado: Esse prato nada mais é do que o nosso famoso “picadinho”, a diferença é o tempero usado. Filé, tomate, cebola e pimentão servidos com arroz e batata frita, tem como ser ruim!? Prato ótimo pra quem é enjoado pra comer, pois você encontra uma versão dele em praticamente qualquer restaurante da cidade. Já tentei fazer, ficou bom mas não com o gosto peruano. Ainda preciso descobrir a magia desses temperos.
- Ají de Gallina: Acho que esse prato é meu maior caso de amor com a culinária peruana! E também é o favorito do marido! O ají amarillo é um tipo de pimenta peruana bem da saborosa, que arde na medida certa, ele é cozido com outros temperos além de pão umedecido em leite e depois liquidificado, formando um creme (como se fosse a textura de um bobó) e misturado ao frango desfiado. Tradicionalmente, ele é servido com batatas cozidas, azeitona preta, ovo cozido e arroz. Sim amiga, praticamente uma bomba calórica. Mas juro que não é pesado! Eu nunca como as batatas, pra economizar espaço pro resto. Vale o pecado sem o menor remorso.
- Chicharrón: Minha tendência ao colesterol alto há muitos anos não me permite, mas se eu pudesse comeria todas as frituras possíveis e imagináveis. Acho que não tem nada frito que não seja bom! O chicharrón pode ser de peixe, lula (meu preferido), frango ou porco, eu não sei fritar nada, então não sei dizer qual o segredo. Mas é um empanado muuuuuito fino e super sequinho, nunca vi nenhum chicharrón que fosse oleoso, sabe!? Provem e sejam felizes!
- Causa: A batata amarela peruana tem uma textura bastante particular, e ela cozida misturada ao suco de limão e alguns temperos forma uma massa lisa e saborosa. Com inúmeros recheios e cremes pra acompanhar, a causa é leve e relativamente fácil de preparar. A que mais gosto é a de atum, mas tem de frango, camarão, caranguejo, polvo, é só escolher! Os restaurantes de frutos do mar sempre tem no cardápio ótimas opções com sabores mistos pra pedir de entrada e provar um pouquinho de cada.
Bom gente, é lógico que muitos pratos ficaram de fora, pois aqui coloquei alguns dos meus prediletos, e o Peru é riquíssimo em variedade de comidas. Pra quem está com viagem marcada pra cá, já venham sabendo o quanto vale à pena quebrar a dieta por aqui!
30 Comments
Magaly
16/10/2015 at 08:31Adorei as dicas
Comida típica peruana | Pequeno Grande Mundo
16/08/2015 at 17:46[…] Blog Cup of Things, de uma brasileira morando no Peru, tem posts sobre comidas típicas e bebidas peruanas […]
iracema
11/08/2015 at 07:31Preciso saber o nome de um pure de mandioca deito no peru
Manu Tessinari
01/10/2015 at 17:33Não sei. Abro a pergunta aos leitores.
Manu
Andréa
07/07/2015 at 17:56Adorei Lima, tive a oportunidade em 2010 de conhecer a cidade e as maravilhas da culinária peruana. As baladas são maravilhosas em Miraflores! Recomendo!
Manu Tessinari
09/07/2015 at 13:59Oi Andréa!
Pode contar aqui o que você fez de melhor, que a gente vai adorar!
abraços,
Manu
Mario Pedro dos Santos Filho
03/05/2015 at 12:41Estive em Lima a alguns anos e comi no restaurante “EL GRIFFO” um prato que entendi ser típico do PERU , porém, não consigo encontrar a receita. O nome do prato é taco-taco e em especial no restaurante “EL GRIFFO” é servido o “taco-taco con langostinos”.
Manu Tessinari
09/06/2015 at 10:52Oi Mario,
Tacu-tacu é um prato bem típico daqui sim e é facilmente encontrado em vários restaurantes (claro que podem ter variações criativas). Eu não tenho a receita, mas busca na internet como tacu-tacu que com certeza aparecerá algo.
abraços,
Manu
25 dias – Preparando o estômago. « Agridoce
09/02/2015 at 09:15[…] de ser muito parecida com a comida boliviana, achei melhor só pela descrição do blog Cup of Things, uma brasileira morando em Lima. Ela conta o que come, como é feito e o gosto que tem, além de […]
Nathália Lima
12/11/2014 at 07:04Olá Manu, tudo bem?
Você poderia me dizer onde posso encontrar os restaurantes que servem Lomo Saltado, Ají de Gallina e Chicharrón de Pescado?
Manu Tessinari
30/11/2014 at 18:14Oi Nathalia, tudo bem?
Você encontra na maioria dos restaurantes que a gente cita aqui e é muito fácil encontrar, quanto a isto nem se preocupe.
abraços,
Manu
Ju Collantes19fernandez
24/10/2014 at 14:51Sou Peruana e amei seu blog! Moro em São Paulo e em novembro estarei visitando Lima junto com meu filho de 5 anos, estou pegando dicas de restaurantes e passeios pois não conheço direito a capital.
Bjs
Manu Tessinari
30/10/2014 at 18:17Oi Ju!
Que responsabilidade a minha! Uma peruana usando o blog… Me sinto muito honrada, viu? A cidade está cada vez melhor e as dicas são ótimas também para crianças.
abraços,
Manu
adriana soraya
16/12/2014 at 15:44sou adriana sou cearense e sou apaixonada pelo peru logo mais estarei viajando pro peru mas minhas ferias estou vendo se da pra ir,quero saber tudo sobre o peru meus planos e ir em julho de 2015.
Manu Tessinari
06/01/2015 at 14:26Oi Adriana,
Espero que sua experiencia aqui seja bem bacana! Boa sorte!
Manu
maria eduarda
17/09/2014 at 12:13tudo isso parece ser uma delicia
Bia Kuntz
17/09/2014 at 21:45e é mesmo, Maria Eduarda!
Venha provar, nao vai se arrepender!
Abraço,
Bia
isah1510isah1510
25/08/2014 at 12:49Manu, Meu nome é Isabel, sou do Rio de Janeiro e essa será minha primeira viagem ao Peru e ainda por cima irei sozinha.
Já estou com vários lugares turísticos que a agencia está preparando, mas gostaria de conhecer algumas coisas menos turísticas, mais simples. Restaurantes naturais, lojas de roupas, decoração e artesanatos modernos. O que voce me aconselha? Beijos
Manu Tessinari
28/08/2014 at 11:22Oi Isabel, tudo bem?
Lojas de roupas tem muitas aqui, tem que saber se vai encontrar seu gosto tb. Sobre compras, você encontra nos guias de compras que estão no blog. No Barranco, você encontrará coisas mais alternativas, decoração e arte mais “off turista”. Quanto aos restaurantes naturais, eu gosto do Madre Natura, o Raw Café, em Miraflores e tem o café Bodega Verde, no Barranco.
abraços,
Manu
Ana
21/08/2014 at 11:18Adoooooro causa. Minha amiga peruana faz e coloca o creme a la guacaina….. É tudo de mais delicioso !
Mayara Xavier
08/03/2014 at 03:04Abriu um novo restaurante peruano aqui em Recife, amanhã irei conhecer. Morrendo de saudades de Lima e dessa comida maravilhosa, que me rendeu uns 3 quilos extras! kkkkkk
Manu Tessinari
18/03/2014 at 19:58Depois conta como foi, se a comida era igual e do que matou a saudade!
abraços,
Manu
Boteco em Lima: conheça o Canta Rana - Cup of Things
13/02/2014 at 16:19[…] lá principalmente pra comer, e eles têm inúmeros pratos peruanos à escolher. Como já comentei aqui, o cebiche de pescado é dos meus pratos favoritos e o de lá não deixa a desejar. Mas eles […]
elizabeth
11/02/2014 at 17:10Sempre q tenho um tempinho dou uma passadinha por aqui, pois sempre bem escrito, e com dicas muito boas, te mantem imformada sobre Lima.
Rodrigo
11/02/2014 at 14:23Manu, seu blog é ótimo, preciso te agradecer pelas dicas valiosas.
Ficarei 7 dias em Lima no mes de maio.
Forte Abraço
Luciana Betenson
11/02/2014 at 11:38Adorei, Manu! Fotos super apetitosas 🙂
Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante
08/02/2014 at 10:02Lomo Saltado e Aji de Gallina são os meus favoritos! Nunca fui ao Peru, mas aqui em DC tem vários e alguns bem simples e caseiros e é a comida que me lembra mais a do Brasil. 😉 Preciso provar esse chicharros 🙂
Simone
08/02/2014 at 08:26Nossa! Tudo de dar água na boca! Ainda bem que a cebola eu posso tirar! hehehehe
Não posso acompanhar muito o Cup of Things porque me dá muita vontade de voltar ao Perú…
Aproveitando, tenho uma amiga que casará em breve aí em Lima, quando eu casei, levei para ela bem casados e agora ela quer porque quer bem casados no casamento dela. Vocês conhecem alguém que faça bem casados em Lima? Beijos meninas! Parabéns pelo site delicioso de se ler!
Fernanda
07/02/2014 at 12:12Favoritado para a minha tão sonhada viagem a Lima!
Manu Tessinari
07/02/2014 at 18:36Que bom!! A gente fica feliz de ajudar neste “sonho”.
abraços,
Manu