Mais um ano de Casa Cor Peru 2018. Desde o dia 25 de setembro está aberta ao público a exposição de arquitetura mais famosa do país e fomos visitá-la durante o brunch de inauguração para saber, em primeira mão, tudo que está rolando de novo este ano.
Quem acompanha a Casa Cor Peru 2018 na última década, consegue perceber a grande evolução da décor local, algo que seguiu naturalmente a tendência do país como um todo. O Peru está mais aberto ao mundo, mais conectado e isto nos traz à nova edição da Casa Cor Peru 2018.
Na edição de 2018, podemos falar de natureza, sustentabilidade, busca por serenidade, empoderamento feminino, modernidade.
Natureza e busca por serenidade estão interligados. Este ano, o tema é “La Casa Viva” e a ideia é justamente trazer a natureza, o verde, para dentro de casa. É criar propostas de natureza contrastando o concreto das cidades. Você encontrará na mostra, ambientes cheios de verde e madeira. Eu acredito muito que seja um retorno ao natural, à tranquilidade e a serenidade que a natureza propicia.
Sustentabilidade não só pela exclusão total de canudos plásticos na exposição, mas também nas alternativas de materiais utilizados e o incentivo à utilização de bicicleta efetivamente como transporte. Trazer a mostra para um décor mais real, mais próxima das casas reais também é um sinal de negação à ostentação e consumo desenfreado.
A modernidade já veio pela escolha da casa. Depois de anos de casarões renascentista, Verônica Torres e Elena Benavides, nomes da Casa Cor no país, escolheram uma casa da década de 50, famosa por ser do arquiteto italiano Mario Bianco, que chegou a Lima justamente com o desafio de modernizar a cidade. A casa é um clássico em San Isidro, um dos bairros mais residenciais e internacionais da capital. O moderno, porém, ultrapassou e foi apresentado nas propostas inovadoras de jardim, de ambientes, de peças e de arte. Este ano, os quadros estão maravilhosos, há esculturas lindas e os arquitetos expuseram ambientes super conectados com as tendências mundiais.
Falar do feminino aqui é só uma mensagem subliminar. A Casa Cor Peru 2018 este não teve a sua maioria de arquitetas mulheres, os ambientes estão femininos, delicados, a arte exposta tem tempero feminino. Você pode visitar a mostra sem perceber, mas, pra mim, a Casa Cor deste ano é mulher.
Falando de mulher: olhem com todo carinho o espaço Refugio Urbano, da arquiteta Vera Velarde. Ela foi premiada ano passado pelo melhor ambiente e sempre arrasa!
Bom, terminando por aqui, não preciso nem dizer que é programão para quem está na cidade. 37 ambientes para sonhar e renovar os ânimos.
Para saber mais das exposições dos outros, clique no ano: 2016, 2015
Casa Cor Peru 2018
25/09 a 04/11
Terça a sábado, de 12h às 20h, e domingo, de 12h às 19h.
Casa Mario Bianco
Calle Santo Toribio 397
San Isidro
Entrada: s./ 30 e s./ 35
Página do evento
No Comments