Bogotá é uma cidade que me surpreendeu muito, como comentei aqui. Para finalizar essa série de posts sobre ela, tenho de de falar a respeito dos lugares legais que a cidade possui e que devem ser conhecidos por quem a visita.
O centro histórico fica na Candelária, onde estão a Plaza de Bolívar (Plaza Mayor), a Catedral de Bogotá, a prefeitura, o Congresso Nacional e o Palácio da Justiça. Centro é centro, né? Movimentado, tem de ficar esperto com os pertences. Mas vale a visita pois a arquitetura é impressionante.
Ali no centro fomos também ao Museo Botero, onde estão expostas inúmeras esculturas e quadros do artista. A entrada é gratuita, o museu dá gosto de ver pois é super bem estruturado e a casa que o abriga, uma atração à parte. Íamos na livraria do Centro Cultural Gabriel García Marquez, mas começou a chover e estávamos com as crianças, então optamos por ir embora. Mas fica pra uma próxima visita pois o lugar merece.
Falando em crianças, um passeio legal para fazer com elas é ir até o Santuário de Monserrate. Isso nada mais é do que uma montanha que chega a 3170m de altitude (sendo que Bogotá está a 2600m). Pra subir, fomos de teleférico e lá de cima somos brindados com uma vista panorâmica da cidade que é de tirar o fôlego (literalmente!). 🙂 Adultos e crianças – sem medo de altura – se divertem muito!
O bairro de Usaquén além de contar com restaurantes deliciosos, oferece, todos os domingos, uma feira de artesanato que é a coisa mais linda de se ver. O legal é ver, além de turistas interessados nas compras de artesanato local, como bolsas, bijuteria e objetos de decoração, muitos locais comprando flores, tomando um sorvete ou simplesmente passeando no domingo. Um clima bom, sabe? Cheio de energias positivas.
Outro bairro lindo é a Zona T, ou Zona Rosa da cidade. Prédios de tijolinho a vista, ruas calçadas para pedestres, muito verde e, em meio a tudo isso, shoppings e lojas sonho de consumo, sem contar os restaurantes e bares onde gente de todas as idades se divertem de dia e à noite. A passagem por ali é obrigatória pra qualquer turista!
Cerca de 1h de carro de Bogotá, está Zipaquirá onde encontramos a Catedral de Sal, primeira maravilha da Colômbia. Explico: Numa mina de sal já desativada, foi levantada uma catedral todinha de sal. Eu sou católica e adoro uma igreja desconhecida (desconhecida por mim, tá gente? Gosto de conhecer igrejas.) mas confesso que me empolguei muito mais com o fato de estar numa mina de sal desativada do que numa catedral. Andar pelos corredores escuros, a iluminação especial e muito bem feita e a arquitetura montada por eles é muito interessante. O passeio vale, mas vai tomar todo um período do seu dia.
Por último, mas não menos importante, está o restaurante Andrés Carnes de Res. Localizado em Chia, há 1h de Bogotá, o lugar é só inacreditavelmente maravilhoso!! É um passeio, minha gente. A comida é boa mas o lugar é tão mágico que ela fica em segundo plano. Um labirinto de mesas, neons, objetos artesanais e simpatia é a ordem da vez. Muita gente, música da melhor qualidade e divertimento pra quem quiser. O restaurante funciona durante todo o dia (café da manhã, almoço e jantar) mas eles aceitam crianças somente até 20h, depois disso vira uma baladinha bem da divertida. Estando uma única noite em Bogotá, não deixem de ir nesta unidade do Andrés Carnes de Res se quiserem ter uma noite sensacional.
No Comments