6 In Cultura/ Peru

3 escritores peruanos para ler já (homenagem ao Dia Mundial do Livro!)

MAC Lima, museu de arte contemporanea.

MAC Lima, museu de arte contemporanea.

Hoje é o Dia Mundial do Livro e eu não queria que a data passasse despercebida porque eu amo ler. Amo ir na livraria, amo quando tem aqueles atendentes que são amantes da leitura e tudo sabem, amo fuçar, amor comprar e amo ler. Infelizmente tenho que confessar que, com a internet, leio mais de tudo, mas tenho lido menos literatura. Estou com algumas pendências ao lado da cama e com minhas metas atrasadas…

Bom, mas hoje o assunto é literatura e, como nosso assunto de sempre é Peru, quero falar de escritores peruanos e seus livros de maior sucesso. Pesquisei um bocado, li um bocado porque não queria falar aqui de autores contemporâneos, autores que não tão famosos quanto os poetas e escritores peruanos do séc. XX, mas que contam historias de uma Lima recente, atual e que nos ajuda a entender mais do país, que enriqueça a nossa forma de olhar as pessoas e a história peruana.

Escritores peruanos

Os três escritores que escolhi têm em comum mais que a contemporaneidade. Todos tem vivencia fora do Peru, sendo que a maioria mora ainda hoje no exterior. Todos eles escrevem sobre o medo, uma temática muito presente na literatura peruana, por toda a história de terrorismo e ditadura recente vivida aqui. Eles falam de lembranças, consequências, influencias que a história politica deixou marcada em cada um.

Alonso Cueto

Autor e ensaísta peruano, recebeu dezenas de prêmios em toda sua carreira, destacando o Premio Herralde de 2005, com La Hora Azul. Tem 12 obras publicadas e traduzidas em mais de 10 idiomas. São obras famosas dele também El tigre blanco, El sussurro de la mujer ballena, Grandes miradas e El arbol del tesoro.

A Hora Azul fala sobre um advogado de classe média alta que descobre que seu pai, um oficial da marinha, participou de atrocidades durante a guerra entre governo e Sendero Luminoso, nos anos 80.

Santiago Roncagliolo

Escritor peruano, foi exilado quando criança com sua família ao Mexico pelo governo militar. Retornou a Lima já jovem, antes de mudar-se novamente, agora a Espanha onde vive até hoje. Escreveu vários livros infantis, escreve em El País, mas seu livro mais famoso é Abril Rojo, com o qual ganhou o Prêmio Alfaguara 2006.

Abril Vermelho conta a história de um pacato servidor público no interior do Peru que se vê envolvido na investigação de um assassinato horrível que aconteceu em Ayacucho, centro da violência entre Sendero Luminoso e governo no país.

Daniel Alarcón

Considerado pelo “The New Yorker” um dos 20 melhores escritores com menos de 40 anos, Daniel é peruano de descendência e nascença, mas escreve em inglês por ser o idioma que se sente mais confortável. Imigrou para os EUA com os pais ainda criança, mas a realidade dos seus livros é latino-americana e, principalmente, peruana. Esteve na Feira Internacional de Livro de Paraty, a FLIP, em 2014 para lançar seu livro A noite andamos em círculos e ano passado lançou La Balada de Rocky Rontal.

Seu livro mais famoso, ou que o levou ao estrelato, é War by Candenlight (não encontrei o livro em português) um livro de contos ambientados na época do medo, quando o Peru vivia o terrorismo.

Agora queria saber de vocês. Já leram algum livro ou autor citado aqui? Qual autor peruano você já leu e qual foi a obra? Vocês costumam ler livros de autores de países que sabem que vão visitar? Fico esperando os comentários!

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Juliana Proença
    18/05/2018 at 17:26

    Obaa!! Amei a indicação de leitura!! Vou procurar já! Obrigada!

  • Reply
    Viajento
    01/05/2018 at 08:27

    Interessantes dicas, não conheci nenhum desses três autores!

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/05/2018 at 23:34

      Eu tb não conhecia, mas queria mostrar a literatura peruana além do Llosa. Fiquei curiosa e já vou lê-los! 😉

  • Reply
    Juliana Soares
    24/04/2018 at 12:53

    Manu, já li alguns do Mario Vargas Llosa, e o que mais gostei foi o Cinco esquinas. Maravilhoso!

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/05/2018 at 23:35

      Sabe que eu li Llosa antes de morar aqui? Acho que vou rele-lo…

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.