/>
5 Em Arequipa/ Cultura/ Lima/ Peru/ Vida em Lima

Peña Del Carajo: uma noitada bem peruana

**Eu sei, querido leitor, que você está morto com essa palavra aí no título, mas calma, ‘Carajo’ (pronuncia-se “caraRRo”) aqui não significa isso que você está pensando, mas sim, um sinônimo ao nosso ‘caramba’. Palavra que, usada isolada, indica frustração ou rejeição, contudo, quando a compomos na expressão ‘del carajo’, aqui no Peru, nos referimos a algo intenso, surpreendente, que supera as expectativas. Portanto, algo bom.
Idiossincrasias à parte, voltemos ao post.**

A música peruana é riquíssima e sofre influência das culturas espanhola e africana que, mesclada à cultura andina, deu origem a um estilo musical bem peculiar e completamente peruano, a música criolla. Fazendo um paralelo com o nosso samba – que pode ser, de roda, pagode, samba enredo, bossa nova, de terreiro, etc… – a música criolla, ritmo que também surge graças as influências africanas, possui variações como valsa, festejo, zamacueca, polca e, o mais famoso de todos, a marinera. E se tem um lugar aonde você pode encontrar música criolla em todas as suas nuances, é numa Peña.

Foto: facebook oficial Peña Del Carajo

Foto: facebook oficial Peña Del Carajo

As Peñas são a casa deste estilo musical, onde reúnem cantores, músicos, bailarinos e entusiastas desse ritmo vibrante e dramático. Elas podem ser bem turísticas, voltada aos shows folclóricos, como a Brisas del Titicaca, tradicional e mais conservadora, como a peña De Rompe y Raja ou uma verdadeira noitada tipicamente peruana, como a Peña del Carajo, minha favorita!

É uma mistura de show, apresentações, balada e muita integração com a platéia. Pra começar que sempre tem um apresentador, uma pessoa responsável por introduzir os artistas e interagir com o público. Sei que tem gente que torce o nariz pra essa interação – eu era uma dessas! – mas, de verdade, só entra na brincadeira quem quer e, assistir a tudo isso, é divertido e pode ser surpreendente. Da última vez que fui eles organizaram ali, na hora, uma disputa de marinera (dança típica) e foi a coisa mais linda que já vi! Os casais que dançaram se conheceram ali, escolhidos pelo apresentador, e foi um show à parte. As visitas que estavam comigo ficaram encantadas e nós também.

Foto: página oficial facebook Peña del Carajo

Foto: facebook oficial Peña del Carajo

Além disso, tem muita música atual boa para se dançar e, nos momentos onde tocam músicas típicas, um grupo de bailarinos entra na pista para ajudar com coreografias, todos dançando juntos – homens, mulheres, jovens, idosos, bailarinos, leigos, peruanos e estrangeiros. Sem falar na apresentação de alguma grande estrela criolla que, mesmo que demore para começar, vale cada segundo de espera.

Por mais que eu detalhe aqui, não consigo chegar na descrição exata de como é uma peña, ao mesmo tempo em que é diferente de tudo o que eu conhecia, traz uma identificação quase imediata àquela expectativa que sempre temos ao conhecer algo novo. Com a licença poética que me cabe, posso dizer que chega a ser uma experiência antropológica. Então, se você quiser ver e viver isso tudo aí que falei, a Peña del Carajo é minha melhor recomendação. 😉

Foto: facebook oficial Peña Del Carajo

Foto: facebook oficial Peña Del Carajo

Alguns pontos importantes:
– Em geral, as peñas funcionam somente de quinta a sábado, com excessões para alguns feriados. Vale checar a programação nos respectivos sites.
– Começa tarde (23h) e termina, literalmente, “cedo” (após 4:00 am) então, vá preparado!
– Recomendo reservar (a del Carajo disponibiliza até whatsapp para contato, mas reserva pelo site também) ou chegar bem cedo (22h). Durante os shows e apresentações todos permanecem sentados, então é legal estar numa boa mesa.
– Normalmente, a entrada custa S/. 30,00
– Se não quiser participar de nada, não levante a mão quando perguntarem quem são os estrangeiros que estão ali naquela noite… experiência própria!
– Vá e divirta-se! É um prato cheio para rir, cantar, suar e aprender.

Peña Del Carajo
Calle Catalino Miranda, 158 – Barranco
Telefone e Whatsapp: +(51) 994688519

 

Talvez você também goste

5 Comentário

  • Reply
    Patrícia Lima Aragão Soares
    23/03/2017 at 10:36

    Eu fui ano passado na Peña del carajo no dia da canción criolla, me encantei super recomento, em agosto volto a Lima e quero repetir.

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/03/2017 at 11:03

      O bom de voltar a um destino é poder matar saudade, né?

      Obrigada pelo comentário!

  • Reply
    Andréa Lins
    14/04/2016 at 17:15

    Dicas valiosas! Em breve serão muito úteis! Obrigada Bia Kuntz

  • Reply
    Beatriz
    10/04/2016 at 10:00

    Vi algo parecido quando estive em Bogotá, Colômbia, e achei bem divertido!

    Um ótimo domingo!!!

    Bia
    http://www.biaviagemambiental.blogspot.com

  • Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!