Sobre Manu Tessinari

vivo me mudando. vivo em Vitória, em São Paulo, em Lima, mas podia ser Benguela, Londres ou Munique. vivo on line. vivo arranjando soluções pra vida. vivo arranjando problemas onde não tem. vivo com saudade de tudo e de todos. vivo acreditando em tudo e em todos. vivo feliz. vivo amando. vivo. aqui e acolá.

Para saber mais de mim:
Google+ em +Manu Tessinari

40 Comentário

  • Reply
    Karina Lopes
    18/10/2014 at 18:39

    Olá Manu! Tudo bem!?

    Acabei de ler um texto no blog Aprendiz de Viajante e adorei suas dicas.

    Sempre falo que quando queremos algo, tudo conspira a favor. Estou planejando uma viagem por alguns países da América Latina e é claro que não poderia faltar o Peru e hoje, quando acabei de falar com uma amiga sobre essa viagem, vejo seu texto sendo divulgado no face…..rsrs….muito legal quando isso acontece!

    Gostaria de uma dica: o que não podemos deixar se fazer durante 4 ou 5 dias po aí!?

    Desde já agradeço pela atenção!

    Bjs e inté!

    Karina Lopes

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/10/2014 at 11:00

      Oi Karina!

      Que bom que você curtiu o blog! Quanto ao que fazer em 4 ou 5 dias por aqui depende de um monte de coisa como sua idade, sua companhia, seus interesses, sua grana, etc. Seria muito arriscado dizer eu aqui. O melhor que tem a fazer é pesquisar no blog. Leia dos posts, veja o que tem mais a ver com você, vai anotando. Tem um post sobre o que fazer em um fim de semana, uma sugestão do básico. Comece por ele e encaixe coisas que você curtiu. Se a matemática não fechar (o tempo for curto), aí eu volto a tirar alguma dúvida do que tirar e/ou deixar no roteiro.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Marta Assumpção
    10/01/2014 at 20:46

    Manu me ajude. Comprei passagem para Lima mas não inclui Cusco e Machu Picchu. Tem como fazer esse circuito em im dia? ??

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/01/2014 at 21:27

      Oi Marta,

      Em um dia não tem como,é muito arriscado e cansativo, porque se o vôo saindo de Lima atrasa, você perde tudo. Ainda tem o lance da climatização. O bate e volta mais rápido seria 2 dias e uma noite (primeiro dia chegada e cusco, segundo dia MP e retorno), mas eu aconselho fazer 2 noites. Segue o roteiro sugerido no blog:

      bjs

  • Reply
    Sarah Mariz Veras
    08/01/2014 at 18:50

    Olá Manu. Tudo bem? Sou brasileira e estou por Trujillo, passarei um mês aqui em um intercâmbio de pesquisa do curso de medicina. Antes de chegar, pesquisando sobre a cidade conheci seu blog, e adorei todas as dicas. Cheguei por aqui no dia 3 de janeiro e de início estranhei muito a cidade, achei tudo muito diferente do Brasil, inclusive a comida, trânsito, estilo da cidade. Ainda estou no período de adaptação, mas já confesso que os peruanos são muuuuito “friendly”. No dia 15 de janeiro irei a Piura e ficarei por lá até o dia 20, para coleta de dados do projeto, quero saber se você tem algumas dicas sobre o lugar, praias, hospedagem, etc. No dia 23 a noite sairemos daqui (eu, mais outra brasileira e duas mexicanas) para Lima, ficaremos até o dia 25 por lá. Ainda não temos hotel para ficar em Lima (peço dica também). Compramos a passagem para cusco no dia 25 e ficaremos por lá até o dia 30 (custou 160 dólares pela Peruvian) também não temos hotel para ficar em cusco. Queremos ir um dia para Machu Picchu e outro dia para Puno. No dia 30 voltamos pra trujillo e no dia 1 de fevereiro já voltaremos pro Brasil. Espero que me ajude!!!!! Beijão e sucesso =)

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/01/2014 at 22:47

      Oi Sara,

      Espero que esteja mais adaptada. O segredo é não fazer comparações. Pense que é por um período limitado e que tudo por aqui será uma experiência que você vai levar pra vida. Trujillo tem até uma estrutura, muitas coisas que estou cito aqui no blog, lojas e restaurantes, tem filiais por aí, então dá uma lida a mais no blog. Bom, vamos as suas dúvidas:
      1) Piura. Conheço Piura só de passagem, quando fui para Máncora, uma cidade de praia muito legal. Eu adorei e vou voltar. É um vilarejo muito simples, mas tem muito jovem, muita festa e uma praia bem gostosa. Eu fiquei num hotel chamado Ecolodge, mas tem vários na cidade, melhores e piores, escolha o que mais fica de acordo com o que vocês querem gastar. Procure algo em Máncora mesmo, na praia principal, porque tem outras praias lindas e deliciosas, mas ficam mais afastada do burburinho, que acho que vocês, pela idade, curtem.
      2) Lima você pode ver no post uma ideia para o pouco tempo que vão passar. Se optar por albergue, opte por albergues em Miraflores, mais próximos à Praça Kennedy. Se quiser hotel, os mais em conta ficam por lá também. O Ibis (http://www.booking.com/hotel/pe/ibis-larco-miraflores.pt-br.html?aid=359782;sid=79e69f4164f94b96b088743fa06a04c6;dcid=1) é sempre uma ótima opção. Garantia de qualidade e preço bom.
      3) Cusco tem muitas opções de hotéis e albergues. Opte sempre para os próximos à Plaza das Armas ou em San Blás. Quanto a Puno, não sei se entendi bem, mas se vocês pretendem fazer um bate e volta, é impossível. Puno é uma viagem longa de Cusco (14 horas de ônibus).

      Divirta-se, veja a diferença como algo bom, cuidado com os taxis à noite e sempre andem em grupo e não saem das rotas pré-estabelecidas. Aqui é mais tranquilo que o Brasil, mas perigo sempre tem.

      abraços,
      Manu

      • Reply
        Sarah Mariz Veras
        12/01/2014 at 20:01

        Olá Manu, muito obrigada por todas as dicas. Já me sinto melhor adaptada mesmo, o shopping daqui é bem legal mesmo, tem muitas franquias deliciosas que estou aproveitando. Caramba, não sabia que Puno era tão longe assim de Cusco. 🙁
        Outra dúvida: quais são os shoppings que possuem roupas baratas, como Lascote, Tommy, e marcas de make também como Mac, Lancome, etc. Sai do Brasil com a informação que Lacoste e Emporio Armani era muuuuito barato aqui pq eram fabricadas aqui. Isso procede? Será que tem uma dica especial de compras? Beijos e mais uma vez, obrigada =)

        • Reply
          Manu Tessinari
          15/01/2014 at 20:56

          Oi Sarah,

          Feliz com as notícias.
          Quanto ao shopping, é interessante você ler os posts Guia de Compras e este em específico.

          Espero que você continue visitando o blog!

          abraços,
          Manu

  • Reply
    Celio Duran
    03/01/2014 at 13:20

    Oi Manu, Benguela? Tão incomum esse destino na sua relação, fiquei imaginando o que vc fazia em terras austrais…
    Estou indo a trabalho, mas passo o final de semana de 11 e 12 de janeiro passeando em Lima. Adorei seu blog e já inclui várias dicas suas nos meus pontos de interesse.
    Obrigado.

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/01/2014 at 21:50

      Oi Celio,

      Sim, morei 2 anos em Benguela e foi uma experiência linda. Um dia conto um pouco por aqui.
      Desculpa não ter te escrito antes, espero que vc esteja se divertindo pela cidade usando as minhas dicas. Fico muito feliz!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Gilvan
    24/12/2013 at 00:15

    Oi Manu. Estou indo passar reveillon em Lima. Me chamo Gilvan Ferreira e Minha esposa Rafaele Tessinari, moramos no Acre.rs.. será que vcs são parentes ?
    Iremos passar uns dias em Cuzco e dia 28 estamos indo para Lima.. o que vc indica de Hotel e de virada de ano ?

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/01/2014 at 21:36

      Oi Gilvan, tudo bem?

      Desculpa não ter respondido a tempo, tive um problema de saúde com minhas duas bebês e foi impossível dar atenção ao blog… Espero que tenha se divertido na virada, eu vi que teve fogos por toda a cidade, mas passei em casa. Olha acho que sou parente sim da sua esposa. A família Tessinari toda tem a mesma origem, se procurarmos lá no inicio vamos encontrar alguma ligação.

      Abraços, espero que a virada em Lima te traiga um ano ótimo e desculpa mais uma vez.

      Manu

  • Reply
    Sarah mariz
    18/12/2013 at 15:49

    Ola manu!! Estou indo pro peru em janeiro, passarei todo mes por ai na cidade de trujillo!! Algumas dicas sobre o local? Tbm quero conhecer lima, machu picchu e cuzco. Bjoo

  • Reply
    Manuela
    15/11/2013 at 17:24

    Oi Manu, primeiro queria elogiar teu blog, adorei!! segundo que tb me chamo Manu….e terceiro que tb estou indo morar ai em Lima, como expatriada. Estou com milhares de duvidas, nunca pensei sobre Lima, muito menos ir morar la. Sou gaúcha e no momento moro em SP ( em função do trabalho do meu marido). Pelo que li, vc tb tem uma filha pequena (eu tenho um menino de 2 anos). PRECISO da tua ajuda. podíamos falar por email, ja que sao tantos assuntos ( moradia, escolas, trabalho,…….). meu email ‘e manuelaperrone@terra.com.br Se vc puder, pf me escreva um email para que possamos conversar melhor! desde já muito obrigada pelas dicas no teu blog! já consegui ter uma ideia bem legal sobre a cidade!!! bjos Manuela

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/12/2013 at 15:55

      Oi MAnu, tudo bem?

      Seja bem vinda a Lima e, apesar da cidade poder assustar um pouco no início, é um lugar encantador! Quando a gente está de mudança, é claro que temos milhares de dúvidas e não vou conseguir te responder tudo de uma vez, mas vai me escrevendo suas dúvidas que eu vou te ajudando em tudo que puder. Tenho uma filha de 2 anos e meio e outra de 1 mês (daí meu sumiço…).

      Fico feliz que curta o blog! Sempre passe por aqui pra saber as novidades…

      abraços,
      Manu
      manu@cupofthings.com.br

      • Reply
        Manuela
        13/12/2013 at 18:12

        Oi Manu, tentei enviar email para manu@cupofthings.com.br e foi rejeitado.tem algo errado? Bjo Manu

        • Reply
          Manu Tessinari
          21/12/2013 at 12:46

          Oi Manu!

          Que estranho… Verifiquei e não esta cheio nem nada, tem certeza q escreveu certo? Bom, manda para o cupofthinfs@gmail.com e vamos ver no que dá.

          Abraços e bom natal!

  • Reply
    Marina Mercante
    02/09/2013 at 19:01

    Oi, Manu. Muito legal o blog! Posso pedir uma dica? Vou a Lima no fim de setembro com o namorado. Você sugere algum lugar pra sair à noite que seja frequentado por limeños ou moradores daí? Nos sites e blogs, é muito difícil fugir das dicas de lugares turistões e clichês. Queria ir a um com salsa e a outro que tenha qq outro tipo de música. Informações que podem ser relevantes na hora de sugerir: ficaremos aí nas noites de quinta, sexta e sábado e ambos temos 31 anos. Qualquer dica é bem-vinda. Valeu demais! Bjs

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/09/2013 at 20:13

      Oi Marina,

      Que bom que você curtiu o blog! Olha só, eu não sou de noitada direto, então posso deixar de citar alguma coisa, mas, de modo geral, o que sugiro no post Noitada em Lima está super dentro do que você pediu! Nada citado é turístico, é lugar que o povo daqui vai mesmo, apesar de estar no Larcomar, que é visto como um lugar turístico. O que o povo daqui curte é o Regaton, que é uma salsa modernizada. Isto toca muito nas boates, não precisa ir em um lugar realmente específico. Se quiser uma noite especifica de salsa, um lugar que a galera se diverte muito é o Barranco Bar, mas olha a programação antes.

      Espero que se divirta muito! Depois conta como foi!

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Vera
    23/08/2013 at 09:19

    Obrigada Manu,
    Li e adorei seu blog. O material postado no Rosmarino e Outros Temperos está ótimo, já anotei todas as dicas de vcs. Sei que meu tempo em Lima será pequeno, penso que terei que voltar em breve. abçs. Vera.

    • Reply
      Manu Tessinari
      27/08/2013 at 12:01

      Oi Vera,

      O bom de Lima é que você pode voltar sempre! Tem muita coisa pra curtir…

      beijos,
      Manu

  • Reply
    Leandro
    26/06/2013 at 20:05

    Oi, gostaria de saber quais os documentos serão necessários para entrar no Peru, e se precisa de pagar taxa de embarque ou desembarque(valores) no mesmo. Obrigado !

    • Reply
      Manu Tessinari
      27/06/2013 at 13:38

      Oi Leandro,

      Documento necessário somente o passaporte válido ou o RG com menos de 10 anos. Taxa de embarque você paga já na passagem aérea, não pagará na entrada do país. Normalmente, qualquer imigração pode solicitar também: estadia, passagem aérea, tempo de estadia, motivo da estadia e quantidade de dinheiro que pretende gastar.

      abraços

  • Reply
    Vera Schneider
    14/06/2013 at 15:38

    Oi Manu,
    Estarei apenas 2 dias em Lima, chego 10/09 e vou p/ Cusco 12/09. O que fazer em Lima (imperdível)? Vc pode indicar hotéis? Viajarei com + 2 amigas.
    Obrigada,
    Vera Schneider.

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/08/2013 at 22:03

      Oi Vera!

      É dificil selecionar para você o que fazer em dois dias em Lima, porque isto depende muito do que você gosta, do tipo de pessoa que você é. No blog, de qualquer forma, tem uma dica do que fazer em um fim de semana. Acho que pode ser uma boa você se guiar por ele. Quanto ao hotel, eu gosto do NM Lima e o Novotel, em San Isidro, o Radisson e o Ibis em Miraflores. Se gostar de algo mais luxuoso, Miraflores Park Hotel é o indicado.

      Espero que curtam!

      Abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    lourdes mossolin
    07/05/2013 at 16:32

    Brigadão pela resposta. Melhoras na saúde!

  • Reply
    lourdes mossolin
    21/04/2013 at 15:15

    Olá
    adoro quando deparo com gente como você: sem medo de ser livre. Estarei em Lima, Cuzco e Machu Picchu entre 19/06 e 29/06. Vou com o maridão e meu filho de 10 dez. Vc vê algum problema de levar criança numa viagem dessa por causa da altitude? De tudo só não consegui comprar as entradas pra Machu Picchu. Chegando dia 19/06 consigo comprar entradas com a visita p/ a Montanha tb. p/ o dia 25/06?? Tem algum site de agencia peruano que vende pro Brasil? O site aqui em Sampa não tá permitindo a compra.
    Grata

    • Reply
      Manu Tessinari
      07/05/2013 at 10:12

      Oi Lourdes, tudo bem?

      Obrigada por palavras tão lindas! Desculpa a demora em te escrever, mas passo por um período delicado de saúde e isto está complicando um pouco a atualização do blog…
      Bom, vamos às suas perguntas: não acho que possa ter algum problema em levar seu filho de 10 anos para Cusco/MP. Naturalmente você terá que tomar as precauções que eu descrevo num post meu de saúde e ficar sempre atenta a ele. Caso realmente passe mal, direto pra um pronto socorro para respirar no oxigênio. Nada de comidas pesadas e sempre tomar muito líquido. MP é mais baixo que Cusco e as caminhadas no sítio arqueológico não são tão pesadas assim. Contrate um guia particular e vocês poderão fazer no tempo de vocês, caminhando, parando, sentando. Eu fiz assim. Pense que o percurso é feito por muitas pessoas idosas e todo mundo sobrevive! rs
      Quanto a comprar a entrada de MP antecipadamente, você consegue comprar aqui sim e em Cusco com tranqüilidade. Nunca tem lotação esgotada. Fique tranqüila.
      Ah! Esqueci de dizer, mas minha filha, com um ano, subiu a mais de 3500 m e andou, passeou, brincou normalmente. Vai dar tudo certo!

      Abraços e qq coisa pode escrever!

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Jorge
    27/03/2013 at 18:59

    Manu, vou a Lima em abril, a época é favorável? há algo especial nesse período? é fácil ir de Lima a Cusco? parabéns pelo blog. Vamos estar de 7 a 13 de abril no hostal Porta em Miraflores.
    abço
    Jorge

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/04/2013 at 11:22

      Abril é uma época deliciosa, Jorge!

      Ainda tem sol, os dias são bonitos, mas a temperatura já cai, tornando uma ótima época para bater perna pela cidade. A cidade também já está no seu ritmo normal de noitada e os fins de semana estão mais movimentados. Em abril, está rolando por aqui a Feira do Livro, não sei se te interessa, e vai ter show do The Killers e do The Cure.
      Ir pra Macchu Picchu é facil, mas precisa de planejamento. Você tem que ir de onibus (mais de 15hs) ou de avião, comprar os tickets de trem, entrada o sitio arqueológico. É bom você dar uma pesquisada antes, mas conheço gente que decidiu, entrou numa agencia e viajou no outro dia.

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Thiago José Teixeira Pires
    25/03/2013 at 22:01

    Oi, pesquisando sobre Machu Picchu entrei aqui…
    Poderia me dar uma informação?

    Sou Thiago José Teixeira Pires, 31 anos.
    Estou planejando ir a Machu Picchu em Julho por conta própria. Queria saber de você se é fácil, ou como encaixar, um passeio para conhecer as linhas de Nazcar.
    Se conseguir ir a Machu Picchu e ver as linhas me sentirei realizado.
    Tem alguma empresa que atenda brasileiros e faça apenas a parte terrestre no Peru?

    Se puder me ajudar, desde já agradeço. Obrigado.

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/04/2013 at 11:29

      Oi Thiago,

      Pode sim ir por conta própria para Machu Picchu, é só se programar direitinho. Para fazer Nasca e Machu Picchu, só voando com a Star Peru, eles tem vôos que fazem esta ligação. Explico tudo neste post: http://wp.me/pWt3n-oo

      Agencia que atenda parte terrestre para brasileiros aqui, eu não conheço, mas sei que agências no Brasil sim fecham somente terrestre aqui como a Calcos.

      Se prepara para o frio, pq em Julho, MP é gelado! rs

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    virginia guglielmi
    17/02/2013 at 17:25

    oi Manu, estou feliz por ter encontrado seu blog no google. Peço sua ajuda qto ao deslocamento de lima a Cusco. Já comprei a passagem ate Lima e me questiono se será facial comprar direto em Lima o trecho para Cusco ou Machu Picchu, voce tem alguma dica ou caminho via internet para consulta, super grata e boa sorte!

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/02/2013 at 17:35

      Oi Virginia,

      Fico muito feliz por você ter curtido o blog.
      Bom, ir a Cusco não é uma viagem econômica nem para quem já está aqui em Lima. Tudo é em dólar e os custos são um pouco mais alto do que outra viagem pelo país.
      As passagens aéreas podem ser compradas diretamente, mas verifique se a tarifa é permitida para estrangeiros. O trem para Macchu Picchu e os ingressos podem ser comprados pela internet e os passeios por lá podem ser comprados diretamente no hotel em Cusco. Estou preparando um post sobre Cusco e Machu Picchu com todos os detalhes. Semana que vem sai.

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Gaia
    11/09/2012 at 21:42

    Manu, eu gosto. Muito. ¡Viva la vividora! hehehe! Ate amanhá. Beijinhos.

    • Reply
      Manu Tessinari
      14/09/2012 at 02:58

      Que bueno que le encantó. Me quedé feliz…

      beijinhos

  • Reply
    Márcio
    18/06/2012 at 18:52

    Olá Manu!

    Achei seu blog fantástico! Estava pesquisando no “São Google” sobre Lima e acabei caindo aqui. Parabéns! Eu e minha namorada estaremos aí novamente em agosto. Estivemos pela primeira vez na capital peruana em dezembro passado e achamos o máximo! Eu tenho algumas dúvidas a respeito dos vendedores da linha têxtil, grifes, etc. Será que você poderia nos auxiliar nesse aspecto, mesmo que seja por e-mail?? Grande abraço e até logo!!

    Márcio

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/06/2012 at 23:24

      Que bom, Márcio! Obrigada pelos elogios, fico muito honrada! Quanto às dúvidas, pode escrever para o cupofthings@gmail.com e eu sabendo a resposta te falo.
      Volte sempre ao blog!

      Manu Tessinari

  • Reply
    carla
    30/10/2011 at 23:36

    Manu,

    Estou indo para Lima em 24/11 e fico até 29/11, são dois casais.
    Reservei o restaurante Gaston e você teria outra dica de restaurante .
    Já deu para entender que a viagem é gastronômica ???

    Soube que no Peu tem muita “Prata”, será que consigo achar bandeja de prata ? Em Salvador é muito caro !

    abraços,
    Carla

    • Reply
      Manu Tessinari
      25/09/2012 at 20:05

      Carla, tudo bem?

      Desculpa, mas eu acho que não te respondi! A minha sorte é que sua viagem ainda não aconteceu, então eu ainda consigo te ajudar!
      Olha, eu não sou especialista, então fico sempre insegura de sugerir algo tão importante, porque depende muito da expectativa, do valor que quer gastar e do que gosta. De qualquer forma, hoje acredito que o melhor restaurante de Lima (falado não só por mim, mas por críticos locais e internacionais) é o Central. Realmente eu adorei! O Malabar, muito bem falado, me decepcionou quanto ao clima do restaurante, achei meio deprê. O Chef do Malabar (competentíssimo!) abriu agora o Amaz, que achei bem lindo, mas ainda não experimentei. Outro bem famoso seria o Rafael, mas eu não achei lá estas coisas… Para almoço, Amoramar, La Mar, Pescados Capitales e Cala são opções certas!
      Para saber mais sobre restaurantes daqui, eu te aconselharia ler a Ale Forbes, critica gastronômica. http://www.boaviada.blogspot.com

      Abraços e boa viagem!

      Manu Tessinari

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!