/>
0 Em Cultura/ Peru

Falando de Moda Peruana

moda peruana

Eu e a Bia somos apaixonadas por moda. A gente curte ler sobre o assunto, acompanhar celebs da área nas redes sociais, comentar sobre looks, etc. Junto a isto, aqui em Lima, é meio censo comum entre as brasileiras que a consumir moda aqui é difícil. Somos salvas basicamente por marcas internacionais. A pergunta que muitos se fazem é: por que o Peru, tendo os melhores tecidos do mundo, produzindo para grandes marcas internacionais, sendo um polo têxtil e um polo inspirador de tendências, não consegue criar uma moda maravilhosa?
Obviamente não temos a resposta, mas temos varias pistas e caminhos a serem seguidos para entender mais sobre este e todo este mundo de história e cultura que se abre, quando falamos de moda peruana. Para falar mais especificamente sobre moda e nos contar direitinho essa história toda, estreia aqui no blog a Vivian Grabowski. Consultora de Moda, personal stylist, paulistana e super estilosa, a Vivi mora em Lima há quase 2 anos e está totalmente mergulhada no tema, seja fazendo cursos no Peru, seja lendo tudo sobre o assunto. A gente tem certeza que ela terá a visão bilateral que estávamos buscando, com o know how que precisávamos. Seja bem-vinda Vivi.

Com vocês, seu primeiro texto.

moda peruana

Que o Peru atualmente é considerado referência na gastronomia mundial nós sabemos, chefs como Virgilio Martínez e Gaston Acurio alcançaram os mais altos patamares nas recomendações dos melhores restaurantes do mundo. Porém, não é só pelo paladar que o país desperta os holofotes. Hoje a moda peruana também está entre as tendências mais desejadas no exterior. A cada canto do mundo que formos, poderemos encontrar nas roupas e acessórios algo que lembrem o jeito peruano de ser.

Algodão Pima, lã de alpaca, llama e ovelha são tecidos muito cobiçados e exportados, principalmente para os Estados Unidos, Europa e países da América Latina, como o Brasil. Outro fator de destaque é que a moda peruana utiliza tecidos feitos a mão, bordados próprios, tingimento natural e peças cheias de simbolismos.

A partir de hoje exploraremos a moda peruana como manifestação artística cultural do país . É muito interessante e curioso saber qual a história de uma vestimenta, a influência de uma peça para determinada região, a simbologia das cores e das tramas de um tecido ou o bordado e os trançados em uma manta.

O interesse do mercado exterior fez ressurgir a moda peruana no país, há muito adormecida pela desvalorização e preconceito. O Peru é uma mistura de culturas e fazer parte dessa mudança, desse dia a dia, enche o meu coração de orgulho.

A cada post, irei apresentá-los um pouco desse ressurgimento fashion, suas histórias e significados.

Talvez você também goste

Sem Comentários

Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!