/>
4 Em Acomodação/ Crianças

5 Itens essenciais em hotel para crianças!

itens essenciais em hotéis para crianças

Escolher hotel quando se viaja com 3 filhas pequenas é uma verdadeira aventura. Normalmente os hotéis, nem os sistemas de reservas, estão preparados para esta quantidade de gente no quarto. Chegar a um hotel com este número de crianças me causa preocupação, porque ter a família bem aceita em um hotel é fundamental. E quando digo isto, estou falando de olhares, má vontade, coisas que mães estão, infelizmente, acostumadas.

Para encontrar um hotel bom, a pesquisa é essencial. Ler, buscar, navegar no site do hotel, ver as fotos oficiais e de leitores são importante descobrir o ambiente e o público alvo daquele hotel. Assim, você descobrirá se sua família é, ou não, o público desejado. Parece redundante falar isto, mas tem muitos pais que amam tanto seus filhos, o momento que está vivendo, a lindeza de viajar com filhos que se esquece que há pessoas que não estão nem aí para isto e que a última coisa que querem nas férias é escutar bebe chorando de madrugada pelas paredes finas de um hotel. Ou a última coisa que você quer é que seu filho seja acordado pelo barulho da festa na piscina do hotel ou dos bêbados que estão voltando da farra. Cada hotel tem seu perfil, mesmo que não esteja explicito. Tente descobri-lo antes de fazer a reserva.

Dois adultos e duas crianças em um quarto com duas camas de casal é o que normalmente você consegue. No momento em que seleciona três crianças, o hotel (e o sistema) já te abrigam em dois quartos ou na suíte luxo máster, aquelas bem impagáveis. O que costumo fazer é entrar nos sistemas de reservas somente com 2 crianças e, como a minha filha menor tem menos de 2 anos e normalmente é gratuito, incluo a menor posteriormente por e-mail.

Com filhos maiores, porém sem idade ainda de dormirem sozinhos em um quarto, imagino que terei que começar a usar sites de aluguel de apartamentos como o AirBnB e, se me pergunta porque ainda não alugo apartamento, é que os serviços de limpeza, praticidade com arrumação dos hotéis são um conforto a mais, quando se está com filhos. Além das crianças adorarem o clima do hotel…

Hoje, quando pensamos em um hotel, nos atentamos para um monte de detalhes que passavam despercebidos antes de ter filhos. Aqui vão MEUS itens essenciais:

1) Tamanho do hotel

itens essenciais em hotéis para crianças

Hotéis pequenos e mais privados garantem a tranquilidade dos pais.

A gente não gosta de hotéis grandes. Na verdade, já era assim antes de ter filhos. Curtimos hotéis lindos, mas pequenos, hotéis boutiques. Achamos mais intimista, mais charmoso, mais privado. Hotéis com muitos quartos, muita gente, tudo mega, nunca foi muito nosso interesse e assim segue agora com as crianças. Principalmente porque, em um lugar cheio, em piscina muito grande, a atenção com criança deve ser redobrada e, consequentemente, o estresse para os pais é maior.
“Mas você já foi a resort que eu vi!!” Sim e amei também! Aqui no Peru, fiquei em ressortes deliciosos em Paracas e em Curaçao nossa opção foi ótima. Mas já visitei resorts com as crianças que eu odiaria estar. Quanto mais infra-estrutura para as crianças tem, menos eu gosto. O que acontece é que minhas filhas ainda estão em uma idade que tudo deve ser acompanhado de adultos. Isto significa que um parque na área norte, a piscina ao sul, vai fazer com que 1) eu tenha que ir com uma filha pra um lado e o marido pra outro ou 2) as meninas choram porque cada uma quer uma coisa. Naturalmente, se você tem filhos pré-adolescentes que ficam enturmados e na mão dos Kids Clubs o dia todo e você leva a baba para ficar no parquinho, enquanto você está tomando seu drink no bar da piscina, o resort é sempre a melhor opção!

2) Varandas e janelas dos quartos de hotel

essenciais em hotel com crianças

Janelas e varandas sempre nos preocupam.

Sempre observamos como são as janelas nas fotos do hotel.

Não reservamos quartos com varanda. Hotéis que possam me parecer inseguros para crianças são cortados da minha lista. Sei que posso manter a varanda trancada, a janela baixa também, mas, sei lá, criança é imprevisível, então prefiro eliminar a possibilidade.

itens essenciais em hotéis para crianças

Dentro do possível, reservamos quartos no primeiro piso. Aí, a varanda é muito bem vinda!

3) Piscina no hotel

itens essenciais em hotéis para crianças

Não importa o tamanho, piscina em hotel faz a alegria de qualquer criança!

Criança adora piscina. Pode ter a praia mais maravilhosa, a água mais transparente e quente, a areia mais branca, criança sempre vai querer dar um pulo na piscina em algum momento da viagem.
Em viagens para lugares quentes, sempre buscamos piscina no hotel e, de preferencia, piscina que tenham uma área mais rasa. A gente até prefere piscinas que tenham parte de adultos e crianças juntas do que piscina infantil, porque na piscina infantil você tem que ficar cuidando e na grande que tenha uma escada, um desnível, um degrau faz com que a família curta junto.

Piscina em hotel está em nosso top 5! Criança adora!

4) Estrutura de cozinha

itens essenciais em hotéis para crianças

Neste hotel de 5 quartos, tinha uma cozinha de uso dos visitantes. Um espaço a mais para se confraternizar!

Na medida do possível, buscamos hotéis que ofereçam micro-ondas ou, no mínimo, aquele set de café e chá no quarto.
Ter um micro-ondas no quarto garante rotina para sua bebe mesmo que você esteja de férias, te possibilita esquentar mamadeira, papinha, comida pre-pronta infantil, pipoca. Tudo. Te deixa tranquila para uma fome extra a noite, para um almoço de bebe antes da reserva no restaurante. Te dá paz.
Não encontrando o micro-ondas, o set de café e chá pelo menos esquenta a água da mamadeira. Ainda viajo com mamadeiras, por isto água quente é uma necessidade básica de manhã e a noite.
Para garantir pelo menos a água quente das mamadeiras e, no caso de não ter nada disso no quarto, eu levo uma garrafa termina pequena (500ml) e peço que o hotel aqueça água para mim. Outra opção também, se você não vai a muitos destinos, é comprar uma fervedor elétrico de água baratinho e usá-lo durante a viagem.

5) Infraestrutura de serviços próximo ao hotel.

itens essenciais em hotéis para crianças

Este mercado, no meio do nada, na Costa Rica, nos salvou em absolutamente T-O-D-O!

O hotel precisa ter próximo de pontos de serviços como restaurantes, supermercados, mercadinho, lanchonete. Não precisa ter luxo, não precisa ter mil opções, mas um lugar para quebrar o galho com biscoito, fralda, lanche noturno é um mínimo.
Quando fui a Santa Tereza, na Costa Rica, a vila era uma rua. Pra completar, estávamos mais afastados do centro, mas tinha um supermercado em frente que me garantiu a compra de tudo que eu precisava para a estadia. Em Miami Beach, eu tinha uma Walgreens (farmácia/minimercado) 24 horas na minha esquina. Aqui em casa, tenho uma vendinha de três metros quadrados, mas tem de um tudo. Uma mão na roda!

Como tudo que envolve crianças, os planos são planos com zero garantia de realização, então é claro que as vezes não encontramos tudo que queremos de um hotel. Dependendo da viagem, o valor é o principal ou a localização e aí, naturalmente, abrimos mão de um ou outro item pra ser feliz. Sem contar que a cada viagem a gente vai aprendendo, amadurecendo e mudando de opinião. O importante é que a acomodação seja um lugar que some à viagem, que te ajude na rotina das crianças, afinal, as férias também são suas! 😉

Talvez você também goste

4 Comentário

  • Reply
    Camilla Kafino
    01/06/2017 at 18:50

    Adorei!!! acabei de cortar um destino porque o único hotel disponível não tinha piscina. A praia é a coisa mais maravilhosa na terra, mas não dá pra viver de praia com o pequeno. Precisamos de piscina 😀

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/06/2017 at 11:17

      É incrível como palavras como sustentabilidade, acessibilidade e segurança passam a ter outro sentido quando nos tornamos mães. Como muda nosso olhar…

      Divirtam-se! To acompanhando o pequeno Theo no Stories!

      bjs

  • Reply
    Marcela
    01/06/2017 at 08:35

    Vocês estavam em Londres com crianças? Alguma dica de hotel para ficar com crianças no quarto? alguma região melhor? Obrigada pelas dicas

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/06/2017 at 12:59

      Oi Marcela, tudo bem?

      Então, quem estava em Londres era a Bia e, apesar de já ter vivido lá, eu nunca fui com minhas filhas.

      Em Londres, como em toda a Europa, a hotelaria é bastante velha e os hotéis mais modernos e novos ficam em uma área mais distante. Aí você terá que pesar o que é melhor para você e sua família, já que depende dos planos de vocês, de quantos filhos tem e a idade deles.

      Apesar de amar lugares mais distantes do centro, para uma primeira vez eu tentaria ficar próximo das atrações que quero ver, já que com criança todo descolamento é mais cansativo pra elas. A Helo Riguetto, do Aprendiz de Viajante, mora lá e tem um excelente guia da cidade. Existe no Brasil também um livro “Londres com crianças” e existe um site “Londres com Crianças” que, apesar de não conhece-los a fundo, penso que podem te ajudar. Há parques lindos na cidade. Tente ficar perto deles, as crianças amariam…

      Qualquer coisa, me escreve de novo.

      Abraços e boa sorte!
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!